Pesquisar

Canal AEB no YouTube

Próximos Eventos

There are no events at this time

Autenticação



Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje171
mod_vvisit_counterOntem320
mod_vvisit_counterEsta Semana1530
mod_vvisit_counterÚltima Semana2737
mod_vvisit_counterEste Mês6722
mod_vvisit_counterMês Passado13425
mod_vvisit_counterTodos761338

Data : 19-10-2017
Projetos: ESCXEL - Rede de EScolas de Excelência / Relatórios e Documentos Anteriores
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Páginas deste Projeto:

APRESENTAÇÃO | DOCUMENTOS E RELATÓRIOS ATUAIS | DOCUMENTOS E RELATÓRIOS ANTERIORES

Projeto Inicial da Rede de Escolas de Excelência

O princípio da excelência mais não é do que a incessante busca de melhores soluções, processos mais eficazes e de desempenhos mais condizentes com o potencial que cada organização, ou cada comunidade, encerra e que é capaz de mobilizar para a concretização de aspirações e objectivos socialmente reconhecidos.

É geralmente reconhecido que o desafio da qualificação educativa não é uma responsabilidade exclusiva da escola. A importância da família, das comunidades locais, dos media ou das políticas educativas não pode ser dissociada da função capacitadora da escola e dos diferentes agentes que para ela contribuem directa ou indirectamente. Este é um projeto que pretende potenciar as competências dos municípios, das escolas e das comunidades, no sentido de concretizar a ideia de qualificação e de excelência educativa, promovendo o conhecimento, a reflexão e o debate de soluções educativas e boas práticas docentes, a sua generalização e adaptação. Ao reconhecimento de boas práticas docentes deve seguir-se a sua difusão e generalização através de interacções e da convergência de esforços e competências.

O principal instrumento que o projeto se propõe utilizar é a própria rede que se constitui por adesão voluntária de municípios, escolas e agrupamentos de escolas.

Ver o Projeto inicial


projectoESCXEL

Relatório dos Questionários aos Diretores de Turma/Professores/Educadores e aos Diretores de Escola sobre as Relações Escola-Família

No contexto das tendências recentes de descentralização e autonomia induzidas pela Reforma do Sistema Educativo em Portugal, as definições normativas de algumas relações entre atores escolares foram modificadas. Neste relatório, pretendemos dar particular enfoque à relação escola – comunidade, uma vez que à luz das novas orientações uma das principais responsabilidades da escola lhe confere o dever de se relacionar com mais intensidade e proximidade com o meio envolvente.

Este relatório pretende contribuir para um conhecimento generalizado das relações entre as famílias e as escolas e seus profissionais pertencentes à Rede de Escolas de Excelência, nomeadamente sobre a forma como as escolas estão organizadas para receber os Encarregados de Educação (EE); os motivos e frequência com que os Diretores de Turma (DT) e equiparados (educadores e professores titulares) falam com EE e vice-versa; e a forma de comunicação, para além das representações que os primeiros têm do envolvimento dos EE nas escolas. Os dados apresentados resultam de um inquérito por questionário aplicado aos DT e equiparados e aos Directores de Escola (DE) dos agrupamentos ou das escolas não agrupadas da rede.

Ver este Relatório

relatorioQUESTIONARIO

Relatório de Escola: Escola Secundária com 3º Ciclo da Batalha – Resultados do 9º ano de escolaridade

Análise dos resultados das classificações de Frequência e Exame Nacional do 9.º ano de escolaridade, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, desde o ano lectivo 2004-2005 até ao ano lectivo 2007-2008.

Ver este Relatório

relatorioBATALHA