Pesquisar

Canal AEB no YouTube

Próximos Eventos

There are no events at this time

Autenticação



Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje142
mod_vvisit_counterOntem268
mod_vvisit_counterEsta Semana1881
mod_vvisit_counterÚltima Semana1639
mod_vvisit_counterEste Mês4013
mod_vvisit_counterMês Passado8708
mod_vvisit_counterTodos778043

Data : 16-12-2017
Projectos: ESCXEL / Rede de Escolas de Excelência / Apresentação
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Páginas deste Projeto:

APRESENTAÇÃO | DOCUMENTOS E RELATÓRIOS ATUAIS | DOCUMENTOS E RELATÓRIOS ANTERIORES

EO projeto ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência nasceu da iniciativa de um grupo de investigadores do CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa que, interpretando as grandes tendências e os grandes desafios que se colocam à educação e ao sistema de ensino em Portugal, entendem ser nas escolas e nas comunidades locais que reside o mais decisivo potencial de qualificação e de mudança social e cultural.

(in "Projeto ESCXEL" - CESNOVA)

A antiga Escola Secundária da Batalha foi uma das escolas aderentes a este projeto. Com a constituição do Agrupamento de Escolas da Batalha, a nossa participação continuou neste Projeto.

Aqui poderá consultar diversa informação sobre o Projeto.

escxelPequeno


O princípio da excelência mais não é do que a incessante busca de melhores soluções, processos mais eficazes e de desempenhos mais condizentes com o potencial que cada organização, ou cada comunidade, encerra e que é capaz de mobilizar para a concretização de aspirações e objectivos socialmente reconhecidos.

É geralmente reconhecido que o desafio da qualificação educativa não é uma responsabilidade exclusiva da escola. A importância da família, das comunidades locais, dos media ou das políticas educativas não pode ser dissociada da função capacitadora da escola e dos diferentes agentes que para ela contribuem directa ou indirectamente. Este é um projeto que pretende potenciar as competências dos municípios, das escolas e das comunidades, no sentido de concretizar a ideia de qualificação e de excelência educativa, promovendo o conhecimento, a reflexão e o debate de soluções educativas e boas práticas docentes, a sua generalização e adaptação. Ao reconhecimento de boas práticas docentes deve seguir-se a sua difusão e generalização através de interacções e da convergência de esforços e competências.

O principal instrumento que o projeto se propõe utilizar é a própria rede que se constitui por adesão voluntária de municípios, escolas e agrupamentos de escolas.

Ver o Projeto para o triénio 2012-2015

(Clique aqui para ver o Projeto Inicial)

escxel_2a_fase

Diagnóstico Social e Educativo do Concelho da Batalha – Relatório Preliminar

O presente Diagnóstico Social e Educativo do Concelho de Batalha constitui o primeiro relatório de carácter preliminar, visando identificar os grandes traços característicos deste Concelho e dos problemas que mais o afectam no domínio educativo.

O nível de abordagem é a unidade concelho e a metodologia adoptada centrou-se na análise de um conjunto diversificado de indicadores que permitem situar os pontos fortes e fracos relativamente ao país e, com maior atenção, ao conjunto dos cinco municípios que integram a Rede ESCXEL.


Ver o Relatório Preliminar

relatorioPRELIMINAR

O Mediador/Coordenador do Projeto no Agrupamento de Escolas da Batalha é o Professor Paulo Portugal

Actualizado em Quinta, 15 Maio 2014 10:18